FacebookTwitterYoutubeGoogleYahooFeedWordpressLinkedin

Colóquios 2016

Título:
Colóquio:O cérebro cooperativo: sinapses que colaboram para o aprendizado eficiente. Everton Agnes
Quando:
27.09.2016 16.00 h
Onde:
Anfiteatro Antônio Cabral - Porto Alegre
Categoria:
Colóquios 2016

Everton Agnes

Centre for Neural Circuits and Behaviour, University of Oxford, UK

Resumo:

Nossa habilidade de aprender e adaptar-nos a mudanças cotidianas está associada a modificações (plasticidade) das conexões (sinapses) entre os neurônios de nossos encéfalos. A hipótese atual é que memórias são formadas ao fortalecer conexões entre neurônios com atividade elevada durante a exposição ao estímulo a ser lembrado (regra de Hebb). Dessa forma, quando parte do mesmo estímulo for exposto novamente, o grupo de neurônios ativo devido ao estímulo parcial tem a capacidade de elevar a atividade dos outros neurônios - por causa das conexões fortalecidas - e assim reativar a memória anterior. No entanto, a retroalimentação ocasionada por esse mecanismo pode facilmente levar os neurônios a estados de atividade extrema. Uma solução para esse problema é a manutenção das sinapses para que a atividade dos neurônios seja contida, mecanismo conhecido como homeostase. Porém, quando simulados ao mesmo tempo - aprendizado de memórias e homeostase - a estabilidade de redes com milhares de neurônios depende de um ajuste fino dos parâmetros ou controle global; ambos irrealistas. Nesse seminário, apresentarei uma nova teoria para aprendizado em redes neuronais que soluciona esses problemas: plasticidade colaborativa. Recentes trabalhos experimentais têm indicado que diferentes sinapses interagem diretamente na forma como elas se modificam, característica não incorporada por teorias atuais, e que é a base para a plasticidade colaborativa. Apresentarei como esse processo cooperativo permite diversidade na atividade neural e eficiente aprendizado de memórias por causa da interação direta de múltiplas sinapses.

Venue:
Anfiteatro Antônio Cabral