Redes Sociais

Colóquios 2015

Descrição

Astropartículas na América do Sul

Ronald Shellard

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas  ( CBPF )

A física das astropartículas é uma área das ciências naturais, que teve um crescimento excepcional na última década, movido essencialmente pelo uso de novas tecnologias em experimentos realizados em escalas inacessíveis anteriormente. O tema da área conecta a física das partículas, estudadas em laboratórios como o CERN, com fenômenos extremos na natureza, que ocorrem em galáxias com núcleos ativos, ou explosões de raios gama, ocorridas em distâncias cosmológicas. Astropartículas é um novo nome para uma das áreas mais tradicionais da Física, o estudo dos raios cósmicos. Porém, o escopo deste estudo foi expandido para incluir todas as partículas que atingem a Terra e que tenham altas energias, o que inclui os raios gama, os neutrinos vindos do espaço, as partículas produzidas pelo Sol e a misteriosa matéria escura, formada por partículas para a qual os físicos tem evidências indiretas sólidas, mas elusivas a ponto de não terem sido observadas diretamente até hoje. Serão apresentados alguns dos resultados experimentais recentes de experimentos que tem lugar na América do Sul, e as perspectivas para novas infraestruturas experimentais que estão planejadas para serem instalados no nosso continente.

Local