FacebookTwitterYoutubeGoogleYahooFeedWordpressLinkedin

Colóquios 2015

Título:
Episódios de Modelagem: uma proposta para atividades experimentais em cursos de graduação.LHeidemann
Quando:
01.09.2015 16.00 h
Onde:
Anfiteatro Antônio Cabral - Porto Alegre
Categoria:
Colóquios 2015

Palestrante: Leonardo Heidemann

Resumo: O editor da revista “Physics Today”, Charles Day, refletindo sobre o motivo pelo qual não se tornou um físico experimental relata que cursou disciplinas de laboratório obrigatórias tão entediantes que ele nem mesmo lembra dos experimentos realizados. Muitos físicos se identificam com o relato de Day. Aulas experimentais muitas vezes se reduzem ao preenchimento de tabelas e construção de gráficos previstos em roteiros fortemente dirigidos, contribuindo pouco para a aprendizagem dos estudantes. Neste colóquio, a proposta de Episódios de Modelagem é apresentada como uma alternativa para o delineamento, a execução e a avaliação de atividades experimentais que: i) demandam uma postura ativa dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de competências relacionadas com a criação de questões de pesquisa, o delineamento de experimentos, a execução crítica de operações empíricas e a análise de dados experimentais, e ii) evidenciam aspectos importantes do processo de modelagem científica, dando oportunidade para que os estudantes construam concepções não ingênuas sobre a natureza da Ciência.

Venue:
Anfiteatro Antônio Cabral