Redes Sociais

Anfiteatro Antônio Cabral - Porto Alegre
Categoria:
Colóquios 2015

Descrição

As estrelas anãs brancas são o final mais comum da evolução das estrelas. Todas as estrelas que começam suas vidas com massas iniciais menores a 8.5-10 massas solares, se tornam estrelas anãs brancas quando já não têm combustão nuclear. Portanto a população de estrelas anãs brancas contém informação importante sobre as propriedades das populações da Galáxia. Em particular, as estrelas anãs brancas podem ser consideradas como relógios cósmicos para estimar as idades de uma ampla variedade de populações estelares, como o disco e o halo galácticos, e os aglomerados abertos e globulares. O estudo desses objetos compactos também pode ser aplicado ao estudo de partículas elementais exóticas, como os axions candidatos a matéria escura, e ao estudo de teorias de gravitação alternativas. Para estudar as estrelas anãs brancas precisamos de observações e de modelos teóricos detalhados. Aqui vou apresentar um estudo das estrelas anãs brancas baseado em modelos teóricos evolutivos detalhados dessas estrelas, e suas aplicações às outras áreas da astrofísica.

Local