FacebookTwitterYoutubeGoogleYahooFeedWordpressLinkedin

Colóquios 2015

Título:
Colóquio: Detectores de radiação para aplicações médicas e física de altas energias. Marcos Turquet
Quando:
26.05.2015 16.00 h
Onde:
Anfiteatro Antônio Cabral - Porto Alegre
Categoria:
Colóquios 2015

Palestrante: Marcos Turqueti, Ph.D. (Lawrence Berkeley National Laboratory)

Resumo: Colisores de partículas como o LHC (Large Hadron Collider) e máquinas de tomografia por emissão de pósitrons (PET scan) possuem sensores que muitas vezes são construídos a partir de materias semicondutores ou cintiladores com princípios de funcionamento surpreendentemente semelhantes. Os sensores existentes nos colisores de partículas geralmente atendem as necessidades de dois tipos de detectores: o rastreador (tracker) e o calorímetro. O mesmo se dá com vários tipos de tomógrafos para aplicações médicas. Neste colóquio serão abordados os tipos de sensors mais utilizados para estes sistemas. Especial atenção será dada para o funcionamento básico dos detectores pixel de silício (pixel detectors), e dos de CZT (Cadmium Zinc Telluride). Também serão abordados os parâmetros que determinam a utilizacão de um ou de outro tipo de sensor para uma determinada aplicação.

Bio: Dr. Turqueti graduo-se em engenharia elétrica na UFRGS em 1999, recebeu seu mestrado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em 2001 e seu doutorado em 2006 pela Illinois Institute of Technology. De 2001 até 2009 trabalhou no Fermi National Laboratory em Chicago, IL e desde 2012 trabalha no Lawrence Berkeley National Laboratory em Berkeley, CA. Ele possui vasta experiência em instrumentação física trabalhando em detectores de partículas e supercondutores.

Venue:
Anfiteatro Antônio Cabral