Redes Sociais

FacebookTwitterYoutubeGoogleYahooFeedWordpressLinkedin

Colóquios realizados em 2003

Resumos dos Colóquios realizados em  (2003)   - em ordem revertida  -

 


Data/Local: 11 de fevereiro de 2003, Anfiteatro Antônio Cabral, 16 horas

Palestrante:              Nicole Bontemps, Ecole de Physique et Chimie de Paris, France

Título: Mecanismo de emparelhamento em supercondutores de alta temperatura crítica:
o que a ótica pode nos dizer

Nós relatamos dados óticos da condutividade no-plano das películas finas de Bi-2212 - desde "underdoped" ao "overdoped" - derivado das medidas exatas da refletividade na escala 8meV-3eV, e de 300K para perto de 10K. A área sob a parte real da condutividade que é perdida no estado supercondutor deve ser recuperada na função delta a freqüência zero que representa o superfluido (esta é uma regra de soma bem estabelecida que garante a conservação da carga). Em supercondutores convencionais, a regra de soma é conseguida integrando-se a condutividade até tipicamente 4 a 8 vezes a largura do gap, portanto  ~ 0.1eV em Bi-2212. Nosso resultado mais impressionante está em que na amostra "underdoped" , o peso espectral superfluido não é recuperado completamente (30% está faltando ainda) se calculada a área perdida na condutividade até 1 eV. Ela é recuperada para 2 eV. Este resultado está em contradição com superconductores convencionais. O peso espectral a energias elevadas (> 1eV) pode ser analisado nos termos de um ganho (~1 meV) da energia cinética no-plano na transição superconductora, levando o problema ao de (uma supercondutividade) cujo mecanismo é pelo ganho de energia cinética .

Palavras-Chaves:    Supercondutividade de alta Tc


Data/Local:               04 de fevereiro de 2003, Anfiteatro Antônio Cabral, 16 horas
Palestrante:              Prof. Claudio Scherer, Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre

Título:                       Convite da Direção, Assunto: segurança no Campus

Em vista dos lamentáveis eventos ocorridos nos últimos dias, a direção convida a comunidade do Instituto a debater os problemas gerais do IF e do Campus para encaminhamento de sugestões para solução.

Palavras-Chaves:   Segurança no Campus


Data/Local:              Terça Feira, 28 de janeiro de 2003, 16 horas, Anfiteatro Prof. Antônio Cabral
Palestrante:             Paulo Fichtner, Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre

Título:                      Desenvolvimento de nanoestruturas para dispositivos micro- e opto-eletrônicos

O desenvolvimento de materiais para a tecnologia da informação será discutido com base em exemplos relacionados com aformação de poços quânticos de Si, a formação de centros de aprisionamento de impurezas em matriz semicondutora e a formação de centros luminescentes de Ge em SiO2. A evolução térmica destas nanoestruturas será discutida com ênfase na descrição dos mecanismos atômicos envolvidos no processo e na caracterização estrutural proporcionada pela técnica de Microscopia Eletrônica de Transmissão.

Palavras-Chaves:   Microscopia Eletrônica de Transmissão, Semicondutores, Nanoestruturas


Data/Local:              Terça Feira, 14 de janeiro de 2003, 16 horas, Anfiteatro Prof. Antônio Cabral

Palestrante:             Simone Conceição, University of Wisconsin-Milwaukee, School of Education

Título:                       Desenvolvimento de objetos de aprendizagem em quatro formatos:
CD-ROM, Web, Repositório de Conhecimento, e Dispositivo Handheld

"Objetos de aprendizagem" é um termo usado em informática para identificar componentes (objetos) utilizados em múltiplos contextos. Na área educacional, objetos de aprendizagem são pequenas unidades educacionais utilizadas para facilitar o aprendizado dos estudantes. O objetivo deste Colóquio é apresentar objetos de aprendizagem em quatro formatos, utilizando-se como exemplo um curso sobre a língua americana de sinais: Web, CD-ROM, Repositório de Conhecimento e Dispositivo Handheld. Objetos de aprendizagem no formato Web são para uso específico em um curso a distância. Objetos de aprendizagem no formato CD-ROM são para uso individual. Objetos de aprendizagem no formato de Repositório de Conhecimento são para uso global com conexão na Internet e protegido através de senha. Objetos de aprendizagem no formato Handheld são para uso móvel. Durante Colóquio, descrição do desenvolvimento e implantação do projeto sobre os objetos de aprendizagem serão abordados usando PowerPoint e objetos de aprendizagem nos diferentes formatos serão demonstrados.

Palavras-Chaves:   Ensino de Física, Educação a Distância, CREF

Segunda, Novembro 18, 2019