Redes Sociais

FacebookTwitterYoutubeGoogleYahooFeedWordpressLinkedin

Colóquios realizados em 2000

Colóquios 2000


28/03/2000

Palestrante:  Renato Pakter, Instituto de Física, UFRGS
Título: "Soluções de Equilíbrio na Propagação de Feixes Intensos de Partículas em Canais Focalizantes"

Abstract

O estudo da dinâmica de feixes de partículas carregadas é importante no desenvolvimento de geradores de radio-frequência de alta  energia e de aceleradores de alta intensidade que têm aplicação em comunicação, pesquisa em física nuclear, desenvolvimento de  fontes de nêutrons, fusão de íons pesados, entre outros. Uma das grandes dificuldades do desenvolvimento destes dispositivos é a  obtenção de um casamento perfeito do feixe de partículas com campos eletromagnéticos utilizados para a focalização do mesmo, de  tal forma que ele se propague em equilíbrio na combinação das forças externas e de auto-interação entre partículas do feixe. Sem o casamento, vários fenômenos indesejáveis podem ocorrer, levando à perda de partículas e diminuição na eficiência do dispositivo.  Neste trabalho apresentamos uma nova classe de soluções de equilíbrio para feixes intensos propagando-se por canais focalizantes.  Exemplos e aplicações das soluções de equilíbrio também serão discutidos. Também serão mostrados resultados obtidos com  simulação numérica auto-consistente que verificam a existência das soluções de equilíbrio e revelam o aparecimento de alguns  fenômenos observados experimentalmente quando o feixe está longe da situação de equilíbrio. 


04/04/2000

Palestrante: Yan Levin, Instituto de Física, UFRGS
Título: "Aplicações de Física à Terapia Genética"

Abstract

Um dos problemas fundamentais na tentativa de utilizar terapia genética na cura  de doenças reside na   dificuldade em introduzir uma seqüência de nucleotídeos dentro de uma cêlula viva. As membranas celulares, compostas de fosfo-lipídios em solução aquosa ficam ionizadas e adquirem uma carga de mesmo sinal que a dos  fragmentos  de DNA. A repulsão eletrostática entre as cargas da membrana e do DNA evita a penetração de polinucleotídios dentro da célula. A introdução  de surfactantes catiônicos ou de sais bivalentes leva à formação de complexos, cuja interação com a membrana pode se tornar atrativa, facilitando a entrada do DNA na célula. Neste colóquio vamos discutir teorias que descrevem comportamento dos complexos, em particular o aparecimento de atração entre objetos de mesma carga dentro de uma solução iônica. Por ser tão contra-intuitiva, esta atração representa um fenônemo muito fascinante. 


11/04/2000

Palestrante:  Jonder Morais, Instituto de Física, UFRGS
Título: "Aplicações de Luz Síncrotron em Física de Superfícies"

Abstract

O entendimento de muitas propriedades físico-químicas das superfícies em geral estão fortemente baseadas no conhecimento preciso da estrutura eletrônica e geométrica dos átomos presentes nas últimas monocamadas do material. Mais especificamente, no estudo do crescimento de filmes (óxidos ou metálicos) sobre monocristais (semicondutores ou metálicos) os fenômenos envolvidos vem se mostrando mais complexos e interessantes do que o esperado. A possibilidade de se caracterizar superfícies e interfaces preparadas de maneira ideal pode servir de complemento à compreensão de fenômenos variados, onde a superfície apresenta um papel fundamental. Isto é válido no estudo de catalizadores onde certamente interações físico-químicas nas superfícies são dominantes. Também na área de semicondutores existe o interesse de compreender o efeito de dopantes na estrutura de banda de valência destes materiais e de suas propriedades óticas. Neste colóquio mostraremos resultados de estudos em superfícies utilizando fontes de luz síncrotron.


18/04/2000

Palestrante: Dr. Jose Eladio Mena Flores, Instituto de Física, UFRGS
Título: "Funciones de Respuesta de Fluidos Cargados"

Abstract

Estudiamos desde el punto de vista de la teoría clásica de fluidos, la respuesta estática y dinámica de fluidos cargados. El modelo físico del cual partimos considera dos tipos de interacción de corto alcance: esfera dura y esfera suave, mientras que la interacción de largo alcance es de tipo Coulombiano. Estudiamos la respuesta dinámica mediante el formalismo de operadores de proyección de Mori. Consideramos tres tipos de modelos de memoria: Markoviana, exponencial con un sólo tiempo de relajación y exponencial con dos tiempos de relajación. Obtenemos funciones respuestas que concuerdam bien con los resultados numéricos obtenidos por dinámica molecular. Obtenemos tambiem expresiones analíticas para los tiempos de relajación en términos de los parámetros del sistema. Cuantitativamente, nuestros cálculos mejoran evaluando la funcion de distribución.


25/04/2000

Palestrante: Luiz Carlos Nagamine, Instituto de Física, UFRGS
Título: "Estudo das Propriedades  Estruturais, Magnéticas e Magnetoresistivas em Multicamadas Magnéticas e Sistemas
Granulares"

Abstract

Nos materiais magnéticos, as mobilidades eletrônicas, o tempo de relaxação, o livre caminho médio são frequentemente grandezas dependentes da orientação dos spins eletrônicos em relação à magnetização local. A possibilidade de modificar a ordem magnética na escala de comprimento comparável ao livre caminho médio eletrônico permitiu a obtenção de propriedades originais que não existiam nos materiais massivos. Uma destas propriedades, descoberta em 1988, através de estudos em multicamadas de Fe/Cr, foi a magnetoresistência gigante. Esta descoberta desencadeou grandes esforços e investimento, tanto do ponto de vista da física básica, quanto do ponto de vista da física aplicada (aplicação em cabeçotes de leitura de gravação magnética e sensores de campo magnético). Neste seminário, será discutida a preparação de multicamadas magnéticas e alguns resultados por nos obtidos.


02/05/2000

Palestrante: Israel J.R. Baumvol, Instituto de Física, UFRGS
Título: "Tecnologia Sul-americana"

Abstract

As civilizações do altiplano da América do Sul atingiram ao longo de seis a oito mil anos de cultura contínua - período só comparável à China, Egito e Mesoamérica - um alto nível de desenvolvimento tecnológico como o entendemos nos nossos dias: conhecimentos, técnicas, organizações e ações que conduzem a metas estabelecidas visando melhoria sustentável na vida da humanidade. Juntamente com o desenvolvimento científico, artístico, literário e arquitetônico das civilizações meso-americanas e com o domínio da biodiversidade conseguido pelas civilizações das selvas centro e sul-americanas, compõem o corpo maior do inventário de nossa herança não recebida. Quando o conquistador espanhol desembarcou no Peru, encontrou um império rico e recente - Tahuantinsuyo, que nós chamamos Inca - com ao redor de dezessete milhões de habitantes (umas vinte vezes maior do que a da Espanha de então) ocupando a cordilheira, suas fraldas e um pouco de selva. Os cronistas espanhóis da época não registram relatos de fome no império mas, ao contrário, abundância de alimentos. A vida média dos habitantes era aproximadamente o dobro da vida média dos espanhóis. Havia pouquíssima escravidão, embora o sistema de governo vigente fosse extrema e rigorosamente centralizado e controlador. Examinando a atual situação de fome, miséria, ignorância e desesperança dos povos do Equador, Peru, Bolívia e outros países do que foi o Tahuantinsuyo, inteiramente impregnados como somos de quinhentos anos de propaganda colonial, tendemos a ignorar a verdade histórica: o império Inca era a síntese depurada destas civilizações milenares. Sua riqueza e esplendor baseavam-se em produção agrícola intensiva utilizando tecnologias avançadas (irrigação, geração de microclimas, semeaduras e colheitas regidas por calendário, desenvolvimento genético científico, controle e planejamento estatístico da produção), planejamento econômico e social (distribuição de renda, remanejo das populações, educação, educação sexual e controle da natalidade), comunicação e transportes, tecnologia de alimentos, metalurgia, construção civil, comércio, astronomia e navegação. Enfim, quase todos os aspectos que formam um desenvolvimento tecnológico apreciável e harmônico como hoje o entendemos. No tempo exíguo de um Colóquio limitar-me-ei a ilustrar e contextualizar alguns aspectos da tecnologia sul-americana, mostrando quanta matemática, astronomia, termodinâmica, sismologia, metalurgia, genética, estatística, engenharia e sobretudo bom senso continha nossa herança roubada.


08/05/2000

Palestrante: Fyl Pincus, Santa Barbara, USA
Título: "Highly Charged Interfaces"

Abstract

  This presentation will discuss two problems that are associated with  interfaces in the presence of electrical charges:

 (i)  We consider the charged structure of a planar interface with fixed  charges in contact with water which contains the neutralizing counterions.  We provide arguments for the instability of these structures in the presence of multivalent counterions.  We also present evidence for short range attractive forces and long range repulsions. This provides the underlying physics that drives DNA condensation.

(ii)  Lipid membranes involve a liquid-liquid interface separating two fluids (hydrocarbon, water) with vastly different dielectric constants. Membrane-bound proteins, for example, have ionizable groups which may be buried in the hydrophobic membrane core.  We discuss the charge distribution of such systems in the context of ionic self-energies and hydration layers.


23/05/2000

Palestrante: Andre Malvezzi, Unesp/Bauru
Título: "Modelos Eletrônicos para Materiais Fortemente Correlacionados - Um Estudo Numérico"

Abstract

                Na pesquisa em física o estudo de modelos eletrônicos e spins na rede e uma frente ampla e fecunda. Com modelos relativamente simples é possível capturar as principais caracteristícas de diversos fenômenos e muitos campos de pesquisa de beneficiam desse estudo. Nesse colóquio ilustramos essa linha de pesquisa através de um exemplo típico. Mais especificamente, o modelo Kondo Ferromagnético é aplicado ao estudo dos óxidos de manganês com magnetoresistência colossal ( e.g. La_{x} Ca_{1-x} Mn O_{3} ). Apesar de examinarmos um exemplo específico procuramos enfatizar os aspectos gerais do método, os quais são comuns ao estudo de outros modelos aplicados a outros materiais tais como as chamadas "ladders" ( e.g. Sr Cu_{2} O_{3} ) ou s supercondutores de alto Tc ( "high-Tc's" ).


  30/05/2000

Palestrante: Blas Alascio, Centro Atomico de Bariloche
Título: "Colossal Magnetoresistance"

Abstract
                 I will describe the physical properties of La(1-x)Sr(x)MnO(3) as a paradigm of materials where 'Colossal Magnetoresistance'  is found and will offer an explanation of them in terms of a simple model for the electronic structure of the material.


08/06/2000

Palestrante: Marcel Ausloos, Institute de Physique, Université de Liège, Bélgica
Título: "Why High-Tc Superconducting Ceramics are scientifically  interesting?"

Abstract

High-Tc superconducting ceramics are scientifically interesting because they allow to cover interdisciplinary questions ranging from chemistry to applications. In our group we had to develop experimental techniques together with simulation work e.g. for obtaining specific information and crystalline texture. This has led to develop kinetic growth models, and touch upon questions pertinent to ecological and biological evolution, stock markets, traffic jams and meteorology. However there are fundamental questions on High-Tc superconducting ceramics which are very relevant to solid state physics as well. The complicated mechanism of superconductivity in such materials has led to imagine new descriptions of phenomena which might just be the signature of basic but still hidden physical features in many systems.


20/06/2000

Palestrante: Guillermo Abramson, Instituto de Fisica Balseiro, Centro Atomico Bariloche
Título: "Learning to Sinchronize"

Abstract

Synchronized motion is common in many complex dinamical systems. However, it corresponds to particular arranges of the interacions between the components of the system. How do initially uncorrelated components learn to behave in a synchronized way? I will discuss a model system where a set of coupled logistic maps learn to modify its couplings in order to evolve towards the coherent collective state.


  27/06/2000

Palestrante: George Balster Martins, High Magnetic Fields Lab, Tallahassee, USA
Título: "Stripes and 1-Hole Cuprate Properties: Smoot Evolution from Insulator to Optimal Doping on T-J Models"

Abstract

Numerical results will be shown (Lanczos, ORBA and DMRG)  showing evidences for the presence of a stripe phase in the standard and extended t-J models. It will be shown that the seeds for  this stripe phase are already contained in the solution of the 1-hole problem, that mimics the properties of the insulator phase. It will also be shown  that this picture holds in the t-J$_z$ Ising limit. A brief introduction will be given to the ORBA method (E. Dagotto {\it et al.}, PRB{\bf 58},  12063 (1998)).

        References:

        G. B. Martins {\it et al.}, PRB{\bf 60}, R3716 (1999)
        G. B. Martins {\it et al.}, cond-mat/0004316 (to appear on PRL).


  11/07/2000

Palestrante:  James Glazier,  University of Notre Dame, Chicago
Título: "New Results on Turbulence at high Rayleigh Numbers"


 14/08/2000

Palestrante:  Phillip Monod,  Ècole Supèrieure de Physique-Chimie Industrielle
Título: "CuGeO3: A 'Spin-Peierls' Model System. Magnetic Properties and Doping."

Abstract

The insulating compound CuGeO3 is considered the best experimental 1D model system for the Spin-Peierls transition studied so far on organic materials. The possibility to dope single crystals of CuGeO3 with foreign atoms on the Cu or Ge site has recently opened up a new line of study of this transition, particularly through the magnetic coupling of the dopant with the 1D magnetic Cu lattice.


22/08/2000

Palestrante: Saskia F. Fischer, Max-Planck Institut, Stuttgart
Título: "Critical Magnetic Properties of Disordered Cr-Fe Alloys"

Abstract

Polycrystals, single-crystals and ion-beam-sputtered thin films from high purity Cr-Fe alloys were prepared and their critical magnetic properties measured. AC-susceptibility and SQUID magnetometry provide distinct and independent means of establishing the existence of a true ferromagnetic-paramagnetic transition in this system. Asymptotic analysis of the data near the transition and iterative applications of modified Arrot plots and Kouvel-Fisher analysis allow a reliable estimation of the critical exponents b, g and d.  Influence of mesoscopic chemical concentration gradients and the effects of homogeneizing heat treatments are discussed. In the case of films, the effect of thickness is also addressed.


29/08/2000

Palestrante:  Durval Rodrigues Jr.,  Dept. Engenharia de Materiais, FAENQUIL, Lorena
Título: "Desenvolvimento, otimização e aprisionamento de fluxo em supercondutores A-15
              para aplicações de alta corrente"

Abstract

O desenvolvimento de supercondutores para aplicações de alta corrente é um dos mais promissores e interessantes campos de trabalho na supercondutividade aplicada. As propriedades de transporte podem ser eficientemente melhoradas através de várias maneiras, tais como pelo projeto do fio supercondutor, dopagem e otimização de aprisionamento de fluxo magnético. A interação das linhas de fluxo com os defeitos no supercondutor pode ser analisada e melhorada através do desenvolvimento de materiais com centros de aprisionamento projetados, criando microestruturas de defeitos que podem ser reproduzidas em larga escala, e em longos comprimentos de fio, para aplicações. Serão apresentadas algumas novas teorias de entendimento dos mecanismos de aprisionamento de fluxo em supercondutores. Serão descritos os desenvolvimentos e a análise de aprisionamento de fluxo de três supercondutores A-15: 1) um fio multifilamentar de (Nb,Ta)3Sn para magnetos supercondutores de MHD; 2) um fio de Nb3Sn com Centros de Aprisionamento Artificiais de Cu(Sn), projetado para criar centros de aprisionamento com dimensões comparáveis ao comprimento de coerência supercondutor Nb3Sn; 3) um fio de Nb3Al usando condições específicas de tratamento térmico para criar centros de aprisionamento na forma de contornos de grãos, regiões de Nb2Al e poros. A otimização de aprisionamento de fluxo magnético em cada um destes supercondutores pode contribuir substancialmente para o desenvolvimento de materiais com altas capacidades de transporte de corrente. O entendimento dos mecanismos de aprisionamento de fluxo atuando nestes supercondutores pode ser usado em outros materiais como ligas supercondutoras e cerâmicas de alta temperatura crítica.*Trabalho parcialmente suportado pelo CNPq e pela FAPESP, Brasil.


  05/09/2000

Palestrante:  Fernanda Ostermann,  IF/UFRGS
Título: "A pesquisa em Ensino de Física: breve histórico, realizações e um exemplo de um estudo
              na área"

Abstract

Um breve histórico da área de pesquisa em ensino de Física será apresentado a partir de sua origem reconhecidamente relacionada  aos primeiros grandes projetos curriculares  iniciados ao final da década de 50. A evolução de seus   referenciais teóricos, epistemológicos, metodológicos e  suas principais linhas de investigação também serão discutidos. Ao final, será apresentado um estudo sobre a introdução de tópicos de Física Contemporânea em escolas de nível médio e na formação de professores.


19/09/2000

Palestrante:  Miguel Abbate, Departamento de Física, UFPR
Título: "Estrutura eletrônica de LiCoO2, LiNiO2 e LiCo_0.5Ni_0.5O2"

Abstract

Nós estudamos a estrutura eletrônica dos compostos LiCoO2, LiNiO2 e LiCo0.5Ni0.5O2. Estes compostos tem interesse devido a sua aplicação como cátodos em baterias de íons de Li. A técnica experimental utilizada neste estudo foi espectroscopia de absorção de raios-X. Os espectros experimentais foram analisados usando cálculos de multipleto atômico. Os íons de Co em LiCo0.5Ni0.5O2 estão em um estado trivalente Co3+, como no composto LiCoO2. Já os íons de Ni em LiCo0.5Ni0.5O2 estão em um estado bivalente Ni2+, como no composto LiNiO2, e não no estado trivalente Ni3+ reportado usualmente na literatura. O déficit de elétrons, neste caso, é compensado por íons de O ligeiramente menos negativos. Isto significa que o estado de oxidação dos íons no composto de referência é Li+[Co3+]0.5[Ni2+]0.5[O2-/O-]2. Nós estudamos também as mudanças na estrutura eletrônica dos compostos delitiados e relitiados. Estas mudanças afetam preferencialmente os íons de Ni e de O, enquanto os íons de Co permanecem basicamente inalterados. Os resultados mostram que as mudanças no estado de oxidação dos íons de Ni e O são reversíveis.


  21/09/2000

Palestrante:  José Miguel Zamarro, Universidade de Murcia, Espanha
Título: "Simulacion y Enseñanza: Algunos Desarrollos y Herramientas"

Abstract

O Prof. Zamarro falará sobre o uso de computação e simulações no ensino de ciência, comentando também sobre algumas das experiências européias em andamento nesta área.


  26/09/2000

Palestrante:  Ernst Helmut Brandt, Max-Planck-Institut für Metallforschung, Stuttgart
Título: "The Vortex Lattice in High-Temperature Superconductors"

Abstract

The High-Temperature Superconductors (HTS) are type-II superconductors which are penetrated by vortices of supercurrent, each carrying one quantum of magnetic flux. These Abrikosov flux lines arrange to a more or less perfect triangular vortex lattice that exhibits non-local elasticity and may be plastically deformed, entangled, and even melted to a line liquid. In layered superconductors the vortex lines consist of vortex disks (``pancakes'') connected by vortex segments which have their core between the layers (``Josephson strings'').  Under the action of a magnetic field or electric current the vortices can move and dissipate energy. This vortex drift may be suppressed by introducing material inhomogeneities which pin the vortices. In the HTS the vortices may depin by thermal activation, which causes non-zero resistivity even at low current densities. Thermal depinning is favored by the high transition temperature of HTS, by their small pinning energies, and by the large anisotropy of these layered materials, which reduces the line tension of the vortex lines and thus facilitates the depinning of short vortex segments or even of ndividual vortex disks. The resulting current--voltage law of HTSCs is highly non-linear at low temperatures and magnetic fields, but linear at high temperatures.  In typical measurements of its magnetic response, the superconductor is a platelet or thin film exposed to a perpendicular magnetic field. Appropriate analytical and numerical theories for the evaluation of such experiments were established only recently, yielding the statics and dynamics of the magnetic flux in various geometries, like thin strips, circular disks, rings, rectangles, and also thick strips and short cylinders, and treating the HTS as a conductor with non-linear or linear complex resistivity.


 31/10/2000

Palestrante:   Prof. Jaime Alvares Spim Jr., Laboratório de Fundição, Departamento de
                      Metalurgia, UFRGS
Título: "Modelagem Matemática em Processos de Engenharia"

Abstract

Durante as últimas décadas, a Modelagem Matemática em processos de engenharia tem alcançado posições de relevante consideração técnica e forte interesse industrial. O avanço paralelo dos recursos e ferramentas utilizadas em processamento de dados, associados com o emergente desenvolvimento de computadores cada vez mais velozes e com recursos internos capazes de processar grandes volumes de informações, tem permitido o estudo e a aplicação de modelos de significativa complexidade estrutural, entre os quais o mapeamento matemático integral de um processo específico torna-se perfeitamente possível nos dias atuais. Sistemas de modelo desenvolvidos sobre complexas rotinas tridimensionais capazes de mapear numericamente fluxo de fluído e calor, transporte de massa, análise de tensões mecânicas, efeito de contração térmica, formação de poros e defeitos em peças fundidas, crescimento de grão, segregação, e finalmente todo o comportamento físico de um processo, dentro do qual ocorrem simultaneamente diversos tipos de fenômenos aparentemente distintos, são modelados e aplicados em softwares que respondem de modo praticamente integral, todas as questões que deverão levar a projetos qualificados que maximizam a produção, minimizando os custos envolvidos.
 Em particular as indústrias siderúrgicas e as empresas de fundição, atualmente vem  utilizando novos recursos para o projeto e ajustes em seus equipamentos e processos. Como exemplo, cita-se os pacotes numéricos e os modelos matemáticos, os quais tem ganho espaço destacado nas análises de defeitos gerados na produção, sendo que o objetivo principal é o aumento da qualidade das peças produzidas. Pacotes comerciais ou pacotes exclusivamente encomendados estão sendo desenvolvidos, permitindo aos seus usuários compreender de modo focalizado a dinâmica do processo de solidificação das ligas metálicas, as quais são utilizadas em diferentes sistemas ou equipamentos da indústria. Objetiva-se discutir o desenvolvimento destes modelos, assim como das simplificações que são necessárias para aplicações viáveis e práticas do cotidiano industrial.


13/11/2000

Palestrante:   Prof. José Roberto Rios Leite, Instituto de Física, UFPE, Recife.
Título: "Caos e Informação: Aplicações em Lasers"

Abstract

Sistemas caóticos geram informação e propostas recentes de sua utilização para comunicações  vem sendo estudadas. Os lasers caóticos tem atrativos especias para aplicação em mascaramento de mensagens.


14/11/2000

Palestrante:   Prof. Israel J. R. Baumvol, Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre
Título: "Físico-química de superfícies e interfaces sólidas: alguns estudos de caso."

Abstract

Este colóquio tem por objetivo apresentar o embrião de um laboratório de superfícies e interfaces sólidas que estamos construindo no Instituto de Física da UFRGS. Tal embrião consiste num aparelho de espectroscopia de foto-elétrons induzidos por raios-X (XPS ou ESCA) e de espectroscopia de espalhamento de íons de baixíssimas energias (ISS), o qual será descrito em termos simples e coloquiais quanto aos princípios de funcionamento e potenciais de utilização. Serão apresentados também os resultados iniciais obtidos no estudo da superfície de nanoestruturas dielétricas e da interface destas nanoestruturas com substratos de silício monocristalino. Em tais estudos, os métodos de perfilometria de elementos leves com resolução sub-nanométrica utilizando ressonâncias estreitíssimas na seção de choque de reações nucleares induzidas por prótons produzidos no implantador de íons HVEE500 do IF complementam e potencializam a análise destas estruturas. Finalmente, serão apresentados os projetos de pesquisa científica, os quais incluem até agora as seguintes áreas: superfícies de catalisadores modelo e superfícies e interfaces de polímeros, ambos em colaboração com o Instituto de Química, e as nanoestruturas dielétricas já mencionadas acima. Desenvolvimentos e expansões futuros do equipamento a curto e médio prazo serão também expostos.


21/11/2000

Palestrante:   Prof. Horst Paul Strunk
                      Institute of Material Sciences and Engineering
                      Department of Microcharacterization, University of Erlangen-Nürnberg
Título: "Understanding Semiconductor Properties: the Benefit from Advanced Electron Microscopes"

Abstract

Many of the semiconductor electronic and optical properties are governed by local processes in the crystal lattice and thus depend on structural, chemical and physical material aspects on a nanoscopic scale. Experimental access requires corresponding means and recent developments in electron microscope techniques have provided a number of new paths. The paper focuses on some applications in semiconductor physics and technology. We consider results on self-organized growth of model quantum dots, where strain and chemistry will be analyzed on nanometer scale. In addition, studies of cathodoluminescence properties as related to defects and to quantum wells in group-III-nitride structures will be demonstrated. 


21/11/2000

Palestrante:   Prof. Sergio Garcia Garcia, Universidade de Havana, Cuba
Título: "Supercondutividade e Ferromagnetismo em Novos Compostos Cerâmicos."

Abstract

A descoberta de compostos supercondutores baseados no Rutênio representa uma nova fonte de pesquisa nessa área. O estudo de suas propriedades oferece a possibilidade de aprofundar na natureza da supercondutividade de alta temperatura e sua relação com as interações magnéticas. Foi observado, pela primeira vez, que nestes compostos o ferromagnetismo se estabelece antes da supercondutividade (TCurie=133 K; Tc= 45 K), coexistindo em um amplo intervalo de temperaturas. Neste seminário, será dada una breve introdução sobre características gerais destes materiais. Após esse resumo inicial, serão analisados os resultados de medidas de susceptibilidade magnética, resistividade, magneto-resistência, calor específico e de caracterização estrutural, visando oferecer uma perspectiva das propriedades desses compostos, e salientando os pontos ainda em aberto à pesquisa. tiva das propriedades desses compostos, e salientando os pontos ainda em aberto à pesquisa.

Segunda, Novembro 18, 2019