Redes Sociais

FacebookTwitterYoutubeGoogleYahooFeedWordpressLinkedin

Palestras Livraria Saraiva 2017

CONVERSAS AO PÉ DO FÍSICO 2017

Ciclo de eventos do Instituto de Física/UFRGS na Saraiva

Avenida Praia de Belas, 1181 – Porto Alegre 

Sempre às 19h30min

 

Como ingresso para cada evento, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível que será distribuído às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

 


 

 MÊS DE MARÇO

29 de março de 2017 (quarta-feira)

horário: 19h30min

 

Mudanças Climáticas no Planeta Terra: Evidências e Impactos na Vida dos Seres Vivos.

 Desde a revolução industrial, o homem alterou significativamente a química da atmosfera do planeta Terra, gerando assim diversas mudanças no clima da Terra. Quais são as evidências destas mudanças? E quais são as implicações disto atualmente e para o futuro? Nesta palestra eu mostrarei algumas evidências das mudanças climáticas, tais como o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, o aumento da temperatura média global e o derretimento dos mantos de gelo. Discutirei como o homem influenciou estas mudanças e quais as possíveis implicações disto, incluindo como isto afeta os seres vivos.



CAROLINA BRITO - 

 é professora no departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É graduada em física pela UFRGS, com mestrado e doutorado realizados na UFRGS e pelo Comissariat à lÉnergie Atomique (CEA, França). Fez pós-doutorado no CEA e na Universidade de Leiden. É pesquisadora nível 2 do CNPq e suas principais áreas de pesquisa são em sistemas complexos, o que inclui desde análise de eventos extremos climáticos à biofísica. Carolina é também apresentadora e produtora do podcast de divulgação científica “Fronteiras da Ciência”, o qual em está na oitava temporada e tem uma média de 17mil downloads por semana. Ele vai ao ar pela rádio da Universidade e fica disponível no site http://frontdaciencia.ufrgs.br.

 


MÊS DE ABRIL

26 de abril de 2017 (quarta-feira)

horário: 19h30min

 

Vidros: 6000 anos de maravilhas

 Nesta apresentação, conheceremos a física presente nos vidros. Abordaremos a evolução neste campo da ciência e tecnologia. Desde os primeiros vidros datado há 6000 anos atrás, até o emprego como próteses humanas nos dias de hoje. A contribuição dos vidros ao longo de 6000 anos na evolução da ciência nos vários campos do conhecimento, sua estreita relação com a física, geologia, medicina e engenharias. Como um grão de areia pode se transformar em um vidro?



SILVIO BUCHNER-  possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Física pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado no instituto de física da UFRGS. Atualmente é professor Adjunto do departamento/instituto de Física da UFRGS. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Física da Matéria Condensada, difração de raios-x, Altas Pressões, Vidros, Vitrocerâmicas, Biomateriais, estruturas e propriedades de vitrocerâmicas submetidos a condições extremas de Pressão e/ou temperaturas. Tem experiência nas seguintes técnicas de caracterização de vitrocerâmicas: Difração de raios-x, espectroscopia raman e IR, análise térmica (DTA, DSC, TGA), microscopias, medidas de dureza. Está ligado ao laboratório de altas pressões e materiais avançados cujo link é http://www.if.ufrgs.br/lapma/.

 

 


 

MÊS DE MAIO

31 de maio de 2017 (quarta-feira)

horário: 19h30min

 

Evolução de Estrelas

 



ALEJANDRA ROMERO - 

 

 

 


MÊS DE JUNHO

28 de junho de 2017 (quarta-feira)

horário: 19h30min

 

Números: como lidamos e somos enganados por eles

 



JEFERSON ARENZON - 

 

 


 

MÊS DE JULHO

26 de julho de 2017 (quarta-feira)

horário: 19h30min

 

A revolução do grafeno no nosso dia-a-dia

 



BÁRBARA CANTO - 

 

 


 

MÊS DE AGOSTO

30 de agosto de 2017 (quarta-feira)

horário: 19h30min

 

Um "lugar ao sol" para a fotossíntese artificial..

 



FABIANO BERNARDI - 

 

 


 

MÊS DE SETEMBRO

27 de setembro de 2017 (quarta-feira)

horário: 19h30min

 

Topologia e Física Quântica.

 



GERARDO MARTINEZ - 

 

 


MÊS DE OUTUBRO

25 de outubro de 2017 (quarta-feira)

horário: 19h30min

 

Contando um caso ou um caos? O caso de relações de afinidade no batimento cardíaco.

 



THOMAZ BRAUN e FLAVIO DEPAOLI - 

 


MÊS DE NOVEMBRO

29 de novembro de 2017 (quarta-feira)

horário: 19h30min

 

Física na minha vida? Sim, por toda parte! Quanta ciência nos ro-deia no dia a dia.

 



MARIO BAIBICH - 

 

 

 

 

Sábado, Novembro 23, 2019