Circulares

VIII Taller de Ciencias Planetarias
VIII Reuniao de Trabalho Sobre Ciencias Planetarias
22 al 25 de Fevereiro de 2016
UFRGS, Centro de Referencia para o Ensino de Fisica-IF
Porto Alegre, Brasil

Organiza:
UFRGS, Centro de Referencia para o Ensino de Fisica-IF, Porto Alegre USP, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciencias Atmosfericas, Sao Paulo Observatorio Nacional, COAA, Rio de Janeiro

Resumo da discussão geral realizada em 25 de Fevereiro de 2016

Finalizando o VIII Taller foi realizada uma discussão entre os presentes sobre dois tópicos:
- o local e o organizador do próximo taller, a ser realizado em 2018;
- o formato dos talleres, lições e sugestões para aprimorar o retorno científico desta importante reunião.

Em relação ao primeiro tópico foi apresentada a proposta do Prof. Mario Melita de organiza-lo em La Plata, junto com os pesquisadores do Observatório de La Plata. Todos concordaram com a proposta.

Em relação ao segundo tópico, foi ressaltado como ponto positivo do VIII Taller o espaço dado aos jovens e como ponto negativo a falta de espaços para as discussões científicas. Foi ressaltado que o pessoal em geral se mostrou mais interessado em apresentar um trabalho fechado do que trazer tópicos para discussão. Lembrando que o objetivo dos talleres é exatamente fomentar o intercâmbio e as cooperações entre pesquisadores da América do Sul, foram discutidas algumas sugestões aos organizadores do IX Taller, a saber:
- reservar um horário para a discussão de um tópico específico. Este poderia ser escolhido a partir de solicitação de propostas aos participantes.
- gerar espaços de discussão com painéis, mesas redondas, etc.
- organizar uma sessão com apresentações curtas dos posteres.
- favorecer os trabalhos inacabados que levantem mais perguntas do que respostas.
- fomentar a discussão pedindo que o proprio apresentador termine sua apresentação
formulando perguntas para a plateia.
- organizar minicursos.

O VIII Taller foi então dado como encerrado.

Comitê Organizador TCP2016

5a (Última) Circular

Prezados colegas

Com a proximidade do início do Taller, gostaríamos de chamar a atenção para os seguintes pontos:

1. Os horarios do transporte gratuito para o translado Centro - Campus-UFRGS, e vice-versa, assim como para os eventos sociais, se encontra na pagina do taller. Chamamos a atenção para o fato de que na segunda-feira, dia 22 haverá um ônibus para fazer o translado até o Campus-UFRGS saindo do Hotel Collins, no Centro, às 12:00. Na mesma segunda, ao final dos trabalhos o transporte será até o Observatório da UFRGS, onde haverá visita e confraternização de boas vindas.

2. Conforme já informado na 4a Circular, para poder utilizar esse transporte é indispensável o envio prévio de documento de identidade. Solicitamos aos que ainda não o enviarem, que o façam URGENTEMENTE.

3. A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00, reais deverá ser paga no local, no momento do registro.

Até breve, em Porto Alegre! Comitê Organizador TCP2016

4a Circular

Prezados colegas

Graças aos esforços dos membros do Comitê Organizador da UFRGS, está sendo oferecido transporte gratuito aos participantes do Taller para o translado Centro - Campus-UFRGS, e vice-versa. O local de embarque-desenbarque no centro de Porto Alegre será em frente ao Collins Trade Hotel fazendo o percurso até dentro do Campus do Vale da UFRGS. Os horários precisos das saídas serão divulgados oportunamente na página e na secretaria do evento. Na segunda-feria, dia 22, ao final dos trabalhos os participantes serão levados para o Observatório Astronômico da UFRGS, para a visita e recepção de boas vindas, e na quarta, dia 24, para o jantar de confraternização no Centro de Tradições Gaúchas.

Para ter acesso a esse transporte, entretanto, é imprescindível que o Comitê Organizador encaminhe lista com nome e número de documento de identidade de todos os participantes que forem utilizar esse serviço. Esse mesmo documento de identidade será solicitado ao participantes quando do acesso aos ônibus. É importante ressaltar que esta é norma dos órgãos de fiscalização rodoviária.

Portanto, caso esteja interessado em utilizar esse serviço, solicitamos que nos encaminhe, com a maior brevidade possível, cópia do documento de identidade.

Aproveitamos a oportunidade para informar que o programa científico final já se encontra disponibilizado na página do Taller.

Cordialmente, Comitê Organizador TCP2016

3a Circular

Prezados colegas

O início do VIII Taller se aproxima rapidamente e gostaríamos aqui de fornecer algumas informações importantes para o planejamento dos participantes.

A abertura do Taller está marcada para a segunda-feira, dia 22 de fevereiro, a partir das 14 horas, e seu encerramento para quinta-feira, dia 25, as 16 horas. O programa científico está sendo finalizado e estará disponível em breve na pagina do evento em:

http://www.if.ufrgs.br/8taller_cienciasplanetarias/br/index.html

Informamos que foram recebidos 74 trabalhos, entre orais e pôster, sendo que na maioria dos casos foi possível acomodar o tipo de apresentação solicitada pelo participante. Mensagens de aceitação do trabalho e forma de apresentação foram encaminhadas aos participantes que submeteram trabalhos. Detalhes sobre as apresentações orais e pôster (tamanho, forma de fixação, etc.) estarão disponíveis em breve na pagina do evento.

Devido a restrições orçamentárias não será oferecido o curso para professores do ensino público, mas haverá duas palestras públicas, uma na terça (23/02) e outra na quinta (25/02), a partir das 20 horas no Planetário da UFRGS.

A programação "festiva" do taller contempla uma celebração de boas vindas com visita ao Observatório Astronômico da UFRGS, entre os mais antigos do cone sul, e um jantar de confraternização (por adesão) no Centro de Tradições Gaúchas.

O Comitê Organizador recebeu recursos do CNPq e do INCT-A, aos quais aqui agradecemos, para apoio aos participantes do Taller. Entretanto, esses recursos foram bem limitados e foi possível apoiar parcialmente apenas parte dos que solicitaram ajuda. Na distribuição desses recursos foi dada prioridade a jovens pesquisadores e alunos de pós-graduação, desde que apresentando trabalho. Vale mencionar que 34 participantes foram liberados do pagamento da taxa de inscrição, a qual lembramos foi estipulada em R$ 100,00 e devendo ser paga na secretaria do Taller no momento do registro.

Recomendamos aos participantes providenciarem o quanto antes a compra de suas passagens e a reserva do hotel. Na pagina do evento estão listadas algumas opções de hotéis com preços negociados pela comissão organizadora, embora também existam outras opções na cidade de Porto Alegre. Continua em negociação a contratação de um ônibus para realizar o transporte do centro de Porto Alegre até o campus da UFRGS, o que facilitaria esse traslado diário. De qualquer forma, na pagina do evento já se encontram as informações sobre os meios públicos de transporte que, em cerca de 30 minutos, realizam o percurso Rodoviária (centro da cidade) - Campus UFRGS.

Estamos aguardando a todos em Porto Alegre tendo certeza de que, mais uma vez, o Taller será um evento cientificamente interessante, um importante estímulo à cooperação entre os grupos de ciências planetárias do Cone Sul e, porque não?, uma agradável semana.

Cordialmente, Comitê Organizador TCP2016

2a Circular

Prezados colegas

É com prazer que anunciamos a abertura de inscrição e submissão de trabalhos para o VIII Taller de Ciencias Planetarias - VIII Reunião de Trabalho sobre Ciências Planetárias. Estas devem ser feitas através de formulário específico na pagina do evento em:

http://www.if.ufrgs.br/8taller_cienciasplanetarias/br/inscricoes.html

Conforme explicitado no formulário, existem duas datas limite para submissão de trabalho:
- 15/12/2015, quem solicita ajuda econômica;
- 30/12/2015, os demais.

Lembramos que serão aceitos trabalhos em todos os tópicos relacionados com ciências planetárias, em particular:
- Evolução dinâmica de corpos do Sistema Solar;
- Observações astrofísicas de pequenos corpos;
- Formação e evolução de sistemas planetários;
- Planetas extrasolares: descoberta, caracterização e dinâmica;
- Projetos de instrumentação e monitoramento.

O resumo deverá ser um arquivo em .txt ou .doc, com tamanho não superior a uma pagina (A4) podendo ser em espanhol, português ou inglês. No final desta circular são dadas algumas instruções sobre o envio do(s) resumo(s) as quais recomendamos ler com atenção.

No momento da submissão do trabalho o participante deverá especificar sua preferência para apresentação oral ou poster. No caso de apresentação oral o participante deverá ainda especificar se prefere de 40 min (30min + 10 para discussão) ou de 20 min (15min + 10 para discussão). Cabe esclarecer, entretanto, que dependendo da disponibilidade de tempo poderão ocorrer modificações em relação a forma de apresentação solicitada pelo participante.

No formulário de inscrição também é possível solicitar ajuda econômica a qual, entretanto, irá depender dos recursos que o Comitê Organizador conseguir obter. Ressaltamos que, assim como nas edições anteriores do Taller, essa ajuda será concedida prioritariamente a estudantes de pós-graduação e pós-doutores que apresentem trabalho. Entre as ajudas a serem concedidas a mais simples será a liberação do pagamento da taxa de inscrição, que lembramos foi estipulada em R$ 100,00 e devendo ser paga na secretaria no primeiro dia do evento.

Cordialmente, Comitê Organizador TCP2016

--------------------------------------------------------
Instruções para envio de resumos:

1- Lembre de utilizar *somente* os formatos .txt ou .doc
2- Inclua tantos resumos quanto necessário *no mesmo* arquivo. Não faça a inscrição mais do que uma vez!
3- Não utilize caractéres especiais, se necessário utilize sintaxe em LaTeX.
4- Utilize o seguinte formato:

Título do Trabalho

A. U. Tor1 (1), A. U. Tor2 (2), A. U. Tor3 (2), A. U. Tor4 (1,3)

(1) Instituicao 1
(2) Instituicao 2
(3) Instituicao 3

Resumo: Escrever aqui o resumo do trabalho.

5- Em caso de dúvida, por favor contacte-nos: tcp2016 at on.br
--------------------------------------------------------

1a Circular

Prezados colegas

É com prazer que anunciamos e convidamos todos a participar do VIII Taller de Ciencias Planetarias - VIII Reunião de Trabalho sobre Ciências Planetárias, a ser realizado entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2016 no Centro de Referência para o Ensino de Física, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre, Brasil.

O Comite Organizador é formado por:
- Alan Alves-Brito (UFRGS-IF)
- Alvaro Alvarez-Candal (ON)
- Alejandra D. Romero (UFRGS-IF)
- Ana Chies Santos (UFRGS-IF)
- Cristian Giuppone (OAC-IATE-UNC)
- Daniela Lazzaro (ON) - co-chair
- Daniela Borges Pavani (UFRGS-IF) - co-chair
- Gonzalo Tancredi (UdelaR)
- Tatiana Michtchenko (IAG-USP) - co-chair

O Advisory Board, que poderá ser consultado sobre a programação cientifica, foi instituído no 6o Taller e é composto pelos seguintes pesquisadores
- Cristian Beauge (OAC-IATE-UNC)
- Ricardo Gil-Hutton (UNSJ)
- Adrian Brunini (UNLP)
- Romina Di Sisto (UNLP)
- Sylvio Ferraz-Mello (USP)
- Tatiana Michtchenko (USP)
- Daniela Lazzaro (ON)
- Fernando Roig (ON)
- Valerio Carruba (UNESP)
- Julio Fernández (UdelaR)
- Mario Melita (IAFE)

A programação cientifica manterá a filosofia das edições anteriores visando criar um ambiente informal para apresentação e discussão do trabalho realizado pelos diversos grupos visando ao aumento das colabora coes e ao intercambio de experiencias. Entre os tópicos a serem abordados vale mencionar: -
- Evolucao dinamica de corpos do Sistema Solar; -
- Observacoes astrofisicas de pequenos corpos; -
- Formacao e evolucao de sistemas planetarios; -
- Planetas extrasolares: descoberta, caracterizacao e dinamica; -
- Projetos de instrumentacao e monitoramento.

Para as apresentações se manterá a metodologia j;a tradicional dos "Talleres": exposições orais de 40 min (30min + 10 para discussão) ou de 20 min (15min + 10 para discussão), dependendo da solicitação por parte do expositor e sujeitas a disponibilidade de tempo e visando obter uma programação harmônica entre os diversos tópicos. Lembramos também que as línguas oficiais dos "talleres" são o espanhol e o português.  Resumos e apresentações em inglês não serão recusadas, mas sugere-se evitar.

Também, e pela primeira vez, concomitantemente ao "Taller" será realizado um curso sobre Sistema Solar para professores do ensino fundamental e médio, coordenado pelos professores do Instituto de Fisica da UFRGS. Espera-se a colaboração dos participantes do "Taller" nesse esforço.

Para podermos iniciar a organização do "Taller" solicitamos que os interessados em participar completem o formulário abaixo e nos encaminhem o mais rapidamente possível. Isso permitirá ter uma lista dos interessados em receber futuras comunicações assim como ajudará na submissão de pedidos de auxilio as agencias financiadoras. Informamos que a inscrição formal e a submissão de resumos deverá ser feita através da página do evento a qual estará disponível em breve.

Com relação a inscrição adiantamos que será cobrada uma taxa de R$100,00 para cobrir os gastos mínimos do evento (crachás, coffe-break, impressão do programa), a ser paga na secretaria no primeiro dia do evento.  O Comité Organizador está trabalhando visando obter recursos financeiros para apoiar a participação no evento, mas desde já recomendamos que tentem conseguir recursos de suas agencias financiadoras.  No formulário de inscrição será possível solicitar auxilio financeiro o qual será concedido prioritariamente a estudantes de pós-graduação e pós-doutores que apresentem trabalho.

Em breve, na pagina do VIII Taller será possível realizar a inscrição e submeter trabalho alem de encontrar informações sobre o local do evento, transporte, hospedagem, informações turísticas e tudo que for de interesse dos participantes.

Esta mensagem está sendo enviada aos participantes do VII Taller, de forma que solicitamos divulgar essa 1a Circular entre os demais possíveis interessados.

Cordialmente, Comité Organizador TCP2016

=============================
FORMULARIO DE PRE-INSCRICAO
=============================
Nome:
Instituicao:
e-mail:
Professor/Pesquisador (SIM/NAO):
Estudante (SIM/NAO):
No caso de estudante nivel/instituicao:
Pretende apresentar trabalho (SIM/NAO):
Topico:
Posso ajudar no curso para professores com uma palestra sobre os seguintes topicos: